Em Destaque:

17 de outubro de 2011

Pesquisador usa Google Earth para rastrear sistema nuclear da Índia.


O governo indiano já havia dito que o serviço exibia imagens de instalações sensíveis do país.

O Instituto de Ciência e Segurança Internacional de Washington (EUA) usou as imagens do Google Earth para chegar à conclusão de que a  Índia deve estar construindo uma usina centrífuga para enriquecimento de urânio para fins militares, reforçando o medo dos indianos de que o Google Earth seja usado para comprometer a segurança nacional.
As imagens do Google Earth foram criadas a partir de informação disponíveis em larga escala, tanto de fontes públicas como privadas, de acordo com uma porta-voz da Google, via e-mail. “As mesmas informações estão disponíveis para qualquer pessoa que as compre de uma dessas fontes”.“Ocasionalmente recebemos pedidos para borrar parte das imagens por razões de segurança nacional. Estamos abertos a analisar as solicitações em parceria com os governos locais”, acrescentou a porta-voz.O diretor do Centro de Pesquisa Bhabha Atomic da Índia, R.K. Sinha, não informou se o instituto pediu à Google para borrar as imagens da instalação. 


Em 2005, o ex-presidente da Índia, A.P.J. Abdul Kalam, criticou o Google Earth e outros serviços de mapeamento online via satélite por expor "para os terroristas" informações sobre instalações sensíveis nos países em desenvolvimento.

Uma pesquisa publicada pela ISIS, uma organização sem fins lucrativos focada em impedir a disseminação de armas nucleares, reliazada pelo analista sênior Paul Brannan, traz quatro imagens claras que dizem ser da Usina de de Materiais Raros da Índia, que foram creditadas ao Google Earth.



"O Google Earth está se tornando uma ferramenta cada vez mais útil no fornecimento de informações para o público sobre a questão da proliferação nuclear, afirmou Brannan. "Alguns anos atrás, imagens de enormes extensões de terra só estavam disponíveis em baixa resolução. Hoje, não só as pessoas podem ver melhor e mais partes do mundo em alta resolução, mas o Google Earth também está frequentemente atualizando sua plataforma com novas imagens", acrescentou o analista.


As autoridades indianas têm se preocupado com qualquer coleta de imagens por provedores de serviços online como a Google. A tentativa da gigante das buscas de coletar imagens em Bangalore para o Street View foi bloqueado pela polícia local, em junho.

Os terroristas que atacaram várias localidades no sul de Mumbai, em 2008, usaram os mapas digitais do Google Earth para encontrar o caminho de volta, de acordo com os policiais que investigaram os ataques na época.A Índia argumenta que imagens de suas instalações nucleares não devem estar disponíveis ao público ou devem ser desfocadas para evitar que terroristas utilizem as informações  é apenas uma forma de desviar a atenção, de acordo com Brannan. "E onde é que desenharíamos a linha da censura?", perguntou ele. "O direito do público de saber sobre a proliferação nuclear supera e muito esses argumentos."De qualquer maneira, as imagens estão publicamente disponíveis através de empresas comerciais de imagens de satélite, e o Google Earth é apenas uma forma de apresentar essas imagens, declarou o analista..A Índia e seu arquiinimigo Paquistão não são signatários do Tratado de Não Proliferação Nuclear, e ambos são conhecidos por terem armas nucleares.

Fonte : idgnow.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Reviews
Codificação por: